Quarta-feira, 9 de Dezembro de 2009

Neurose colectiva...

Perdão ou Agradecimento?!

Foto by  flying ideas

 

“A religião é uma neurose colectiva.”
(Freud)
 
 

publicado por O Gato às 01:16
link do post | comentar | favorito
28 comentários:
De Ana Sofia a 9 de Dezembro de 2009 às 08:48
Pronto pronto... agora é a Psicologia a perseguir-me... (Sinceramente, só gosto de psicologia fora da escola... quem me mete nervos são aqueles que comparam filosofia com psicologia... não tem nada a ver.... filosofia é muito mais "bonito")
Mas com este post já fico mais animada :-D Tenho mesmo de saber mais sobre o Freud... ele dizia coisas muito acertadas...
Eu não chamo neurose, mas também tenho uma opinião não muito simpático :P Para mim deus é um amigo imaginário à escala global... Bem mas eu e os meus ateísmos...
Bem, vou-me pirar porque a Psicologia está-me a chamar...
Beijinhos


De O Gato a 9 de Dezembro de 2009 às 18:33
Sim concordo contigo. A filosofia leva-nos mais além, principalmente desvendar o desconhecido a psicologia é mais o ser e a forma como ele pensa e reage.
Mas aí está Freud é o mestre da psicanálise. E será que Deus existe ou existio realmente?

Ok Vá estuda depois férias

Bj


De Ana Sofia a 9 de Dezembro de 2009 às 21:10
Isso de deus...Cada um lá sabe... Para mim não existe, mas há quem acredite. A minha ideia é que acreditam porque gostam de ter algo em que acreditar, porque querem sentir que há alguém do seu lado, porque gostam de se sentir fracos mas sempre à espera de um milagrezinho... bah não sou lá muito simpática... mas é que prefiro muito mais confiar em mim, fazer pelo que quero, oferecer o que quer que seja a mim ou a outros do que andar a rezar, à espera de soluções mágicas para os problemas e a oferecer algo a um deus... E não acho que sejamos bons ou maus por causa da religião... O bem e o mal está muito mais para além disso.
Depois também acho que as religiões dão sempre origens a muitas confusões... dizem muitas coisas, que querem a paz, mas são capazes de fazer guerra por isso. Qual é o nexo disso?
Sou crismada porque a minha mãe me chateou imenso com isso... nunca me senti na igreja e via sempre imensa falsidade. Pessoas que se diziam amigas da minha mãe deixaram de lhe falar quando ela se divorciou e começaram a falar mal dela... Ai ai...
(Já falei muito... ui se alguém vê isto ainda me tiram da escola de música porque é lá na igreja lol)
E agora lá vou eu outra vez concentrar-me na maldita psicologia... Ainda nem recebi o meu primeiro teste e na 6ª já tenho o segundo... isto não é lá muito normal =/
Beijinhos


De O Gato a 9 de Dezembro de 2009 às 21:21
Bem Sofia é que nem vou falar se não cusmungam-me mas concordo em pleno contigo.

Bj


De Lia a 9 de Dezembro de 2009 às 19:47
Não sei se é uma neurose colectiva. Mas creio que seja uma necessidade de as pessoas nãos e sentirem tão sozinhas no mundo.
*


De O Gato a 9 de Dezembro de 2009 às 20:25
Acho que não seja por aí. Digamos que têm que acreditar em alguma coisa que as mova. O povo português gosta muita do fatalismo, das crenças e outras coisas mais.

BJ


De amulherdetrintaanos a 9 de Dezembro de 2009 às 20:04
... e o ópio do povo também... entre outras coisas.


De O Gato a 9 de Dezembro de 2009 às 20:25
Concordo contigo é mesmo isso.

Bj


De emma_leiria a 9 de Dezembro de 2009 às 21:11
Tenho Fé nas minhas forças, em mim essencialmente, eu pessoalmente não acredito na religião seja ela qual for.... daí a chamar-lhe neurose ou outra coisa qualquer enquanto relacionada com as outras pessoas...também não concordo muito com isso.... posso perfeitamente dizer que não acredito em Deus...estou a falar das minhas crenças.... falar das crenças dos outros e cataloga-las...permite que também falem da minha e a ponham em questão...
Beijokas


De O Gato a 9 de Dezembro de 2009 às 21:18
Respeito muito quem acredita, mas para mim não faz qualquer sentido porque faz-me impresão os fanatismos. E para mim qualquer religião que seja tem isso. Não falo muito sobre o assunto porque nunca quis ler ou pensar nisso, respeito mas tenho umas ideias que poucos entendem, sobre este assunto.

Bj


De emma_leiria a 9 de Dezembro de 2009 às 21:23
Esqueçi algo muito importante Sr.Gato....
Aquela Srª a rezar ali na igreja não se irá constipar...


De O Gato a 9 de Dezembro de 2009 às 21:30
Esta foto foi posta de propósito para escandalizar as mais sépticas em relação há Igreja. Todo o papel da Igreja é absurdo , pedofilia, tráfico de armas, sacrifícios , maus tratos poderemos ver tudo o não preservativo para travar a HIV e outras coisas mais, chega?


De emma_leiria a 9 de Dezembro de 2009 às 21:41
A lista estenderia-se muito mais certamente, para a religião catolica e outras mais, afinal não passa tudo de esconder a maldade e a hipocrisia humana em prol de uma dita religião...


De O Gato a 9 de Dezembro de 2009 às 21:49
Vês! Por isso é que nem falo em relação a este assunto é uma hipocrisia que até me mete nojo. Já na Muçulmana é a mesma coisa lê o livro que saíu agora da escritora Alexandra Lucas Coelho (Caderno Afegão)
Uma Jornalista que esteve no Afeganistão quando fui invadido pelas tropas Americanas. Acabei-o de ler e estou chocado, as mulheres lá são tratadas abaixo de cão, estamos no Séc.XX, não há palavras.


De Regina Pacheco a 12 de Dezembro de 2009 às 20:04
Tens razão, Gato. Quando as pessoas se movem pelo fanatismo da religião, seja ela qual for, movem-se somente pela culpa e pela redenção da mesma. O mote de todas as religiões devia ser o Bem, a generosidade, o altruísmo e nunca para deixarmos de sentir culpa só porque pagamos o dízimo e cumprimos as nossas promessas a alguém que é uma figura divina. Mas acredito que em todas as religiões haja excepções e essas fazem valer a pena em detrimento de todos os outros que vão à missa, mas que são incapazes de fazer o bem por quem está mesmo à porta da igreja a pedir uma moeda (ou porque é doente ou não tem o mesmo espírito de ambição) e lhe dá um "pontapé" e fecha os olhos à miséria. A mulher em quase todas as religiões monoteístas é maltratada e vista como um ser inferior e assim o homem quis que fosse. Dou sempre um suspiro de alívio por ter nascido neste país e ser mulher neste país e não num país onde seria tratada como carne para canhão. Porém, não só lá as mulheres são maltratadas: cá neste país plantado à beira -mar, como em todo os países ditos civilizados, ainda muitos homens (e mulheres, porque a responsabilidade também deve ser delas, como ainda são as principais educadoras dos seus filhos) maltratam as suas mulheres, esposas, mães e filhas, como se delas fossem donos. Infelizmente, Gato. Felizmente, há homens como tu também, que brilham e fazem brilhar! Um bem-haja para as tuas mulheres! Beijinhos grandes!


De O Gato a 12 de Dezembro de 2009 às 22:36
Bem rapariga gosto dos teus discursos, boa.
Então é assim: Sim à coisas que não compreendo como tu dizes a religião é para levar as pessoas a uma armonia entre si, a ajuda etc.. e depois é o que se vê! Não entendem que não é a pagar o dízimo que ficam puras, se calhar eu que nem sou religioso, digo eu, faço mais boas acções e ajudo mais pessoas do que os verdadeiros padres ou pastores como queiram chamar. Também acredito que à padres e padres, como em todas as sociedades e já tive um professores padre que me ensinou muito em termos de vida e olhar para ela e saber interpreta-la, mas não é tudo, como dizes, muito não querem saber do pobre ali à porta, por ele pode morrer, acho também que as pessoas cada vez mais são iguistas. Sim lá nisso o nosso país é um santo (Lê o livro Caderno Afegão) da escritora Alexandra Lucas Coelho é uma jornalista que está no Afeganistão quando da invasão dos EUA bem a mulher é tratada abaixo de cão, acabei de o ler agora e no séc XXI, há relatos que nem sabemos metade do que se passa.
O problema está aí, o homem pensa que a mulher é dele, ele tomo posse dela, ele é o dono dela, esta mentalidade enquanto não desaparecer as mulheres serão sempre mal tratadas, isto é que é a realidade. Ninguém é dono de ninguém apenas de sí próprio. Eu não brilho Regina, apenas tenho uma visão das coisas um pouco diferentes, talvez veja as coisas de outro ângulo e tenho pessoas próximas que são de filosofia, talvez por isso. Eu sou um simples Mário O.

Beijinhos (gostei muito do teu comentário)


De Regina Pacheco a 12 de Dezembro de 2009 às 23:32
Ainda bem! Não gosto nada de comentar em vão ou chatear as pessoas! Ainda tenho mais comentários a fazer espero eu!!! Beijinhos grandes, Gato!


De O Gato a 12 de Dezembro de 2009 às 23:39
Obrigado beijinho


De Regina Pacheco a 14 de Dezembro de 2009 às 01:58
Ora essa! Obrigada eu!!!


De Fátima Bento a 12 de Dezembro de 2009 às 16:24
E toma lá a posta de volta!

Não concordo completamente com a frase porque põe as religões ao mesmo nível, e muitas delas são verdadeiras psicoses em massa... mas pronto, não vale a pena dizer muito mais, frisando que concordo PLENAMENTE com o Saramago está tudo dito... ou não?

B'jinhos e (agora sim), bom fim de semana!


De O Gato a 12 de Dezembro de 2009 às 22:07
Ah! Obrigado pela posta estava com uma fome. Bem agora a sério. Para mim e isto é para mim as religiões são todas iguais, mais ou menos regem-se pelas mesmas doutrinas, seja ela Católica, Muçulmana , Judaica, Evangélica etc.. Sim dizem-se mesmo muito católicos e depois são capazes de chegar a casa e dar uma sova à mulher à muito disso .

Bj


De Fátima Bento a 13 de Dezembro de 2009 às 17:34
E há mesmo. Por isso é que não vou em religiões; Podemos ou não acreditar em Deus - e eu acredito numa teoria algures entre o Budismo e o Deísmo, se tivermos de lhe dar nome... Deus vive dentro de cada um de nós, não existe necessidade de as pessoas se juntarem em magotes para o adorarem e/ou prestarem homenagem. Mas isso sou eu, cada um acredita no que acha que deve; é que eu até dou umas ppostas de pescada [ =o)) ] mas não vendo peixe a ninguém!

B'jinhos!


De O Gato a 13 de Dezembro de 2009 às 17:49
É pá isso é muito interessante da tua parte Budismo isso agrada-me. Sim não vou muito com multidões ainda por cima venerar algo que para mim nunca existiu huuuuuummmm não me parece.
Pois não as postas são só para mim, Gato especial

Beijinhos para ti


Comentar post

O Gato

A espreitar

online

Visitas ao Gato

Counter
Apple MacBook Pro

Fevereiro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
12

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28


pesquisar

 

posts recentes

ENCERRADO o BLOG do GATO

Gato

Nunca Nos Separamos do Pr...

Raramente interferem

O único livro

Fazer o bem ao teu inimig...

O beijo

Sentir é criar

Avalia

Seios e ter saúde

arquivos

links

subscrever feeds

eXTReMe Tracker
RESERVADOS TODOS OS DIREITOS DE AUTOR (É proibida a reprodução total ou parcial de textos deste blog sem a indicação expressa das autoria e proveniência).