14 comentários:
De Maria Fragoso a 20 de Janeiro de 2010 às 12:02
Olá, Sr. Gato!
Ora bem, este frase tem muito que se lhe diga e se eu me ponho aqui a falar ... nunca mais me calo!
É sabido que a mulher sempre foi alvo de discriminação ao longo da História da Humanidade, salvo algumas civilizações e culturas, mas no mundo ocidental e islâmico foi-o e é-o, sem dúvida, apesar da evolução que se tem feito em prol da igualdade entre os sexos. No século XVIII com a 1ª Declaração Universal dos Direitos Humanos a igualdade entre os seres humanos independentemente do sexo, raça, orientação religiosa ... estava estipulado mas na verdade só no século XX a mulher "ganhou" alguns direitos e foi, sem dúvida, nos anos 60 que essa liberdade tomou voz, nomeadamente com o aparecimento da pílula e a independência da mulher face à reprodução e à sua própria sexualidade (bem aqui ... teria que escrever outro testamento). Mas como estava a dizer o que acontece é que mesmos nos anos 30, 40 começaram a surgir os movimentos feministas que se por um lado proclamavam e reenvindicavam os direitos da mulher, a sua igualdade face ao sexo oposto também estava de uma certa forma a proclamar um certo tipo de discriminação, pois no fundo estava a pedir um estatuto especial para a mulher, ou seja, ao criar-se um determinado número para as mulheres terem acesso a determinados cargos, nomeadamente na política e em cargos políticos está-se sem dúvida na minha óptica a discriminar. Pois, as mulheres para serem iguais aos homens devem ter as mesmas oportunidades, mas também concorrer em pé de igualdade, mostrando que são tão capazes quanto os homens sem necessitarem de estatutos especiais.
No que respeita, a cargos, carreiras, remunerações as mulheres desempenham as mesmas funções que os homens mas têm ordenados inferiores, isto demonstra apenas que é necessário continuar a trabalhar numa mudança de mentalidades, de uma abertura que ultrapassa a visão empresarial da questão do género e que se centra na produtividade e na capacidade intelectual do indivíduo independentemente do seu sexo.
Quanto à posição da mulher no mundo islâmico muito há a dizer ... fica para um próximo comentário ...
Um beijinho e desculpa o testamento!


De O Gato a 20 de Janeiro de 2010 às 19:03
Olá Ennoea
Um comentário daqueles que dão luta e que eu gosto.
Sim concordo contigo, nos países islâmicos infelizmente as mulheres muitas delas ainda são tratadas mesmo muito mal. Com a liberdade da mulher e a sua afirmação na sociedade elas vocês foram tomando poder e ainda bem. Hoje em dia são as chamadas cotas principalmente na politica mas mesmo assim é uma miragem a elas estarem para igual a nós e digo-te já que acho mal. Como em certas fábricas pagarem mais aos homens e menos às mulheres, porquê?
Mas o problema em Portugal acho que é mesmo esta mentalidade retrograda que muitos nasceram e acham que mulher é para estarem em casa a cuidar dos filhos, quem pensa assim tem para mim medo que elas os ultrapassem no estatuto.
Não tens que pedir desculpas este blog é mesmo para isso para as pessoas exporem as suas maneiras de ver as coisas.

Um beijinho e força


De Maria Fragoso a 20 de Janeiro de 2010 às 23:17
Penso que a nível da política surgirão novas mulheres no meio, apesar de durante as últimas gerações incluindo a minha ter existido um certo descrédito face à política e aos ideiais democráticos, que se manifestou na ausência de novas pessoas, homens e mulheres no meio. Quanto a essa mentalidade de a mulher estar em casa, está a mudar e já mudou muito em Portugal, claro que ainda há um caminho a percorrer mas também cabe a nós mulheres tomarmos o nosso lugar, independência e autonomia sem virmos com a conversa da igualdade, porque se somos iguais entre seres humanos, também somos diferentes no género e aí não há igualdade possível pois apesar de tudo o nosso corpo, os nossos genes,as nossas hormonas, a nossa visão acaba por infuenciar a forma de ver o mundo e isso manifesta-se na visão do masculino e do feminino, isso está comprovado cientificamente no campo da Psicologia e da Neurologia.
Quanto à mulher no mundo islâmico e com base no Alcorão, segundo as interpretações (pois na minha óptica o Alcorão, a Bíblia são livros sagrados susceptíveis de múltiplas interpretações) ela tem de ser submissa ao homem e por isso não pode sair sozinha, é morta por apedrejamento se é considerada adultera e exposta a vários "rituais" e tradições que colocam em causa a sua dignidade e liberdade como a excisão ou MGF. São questões que nos chocam e nos fazem pensar; como serem vendida nalguns países asiáticos como quase moeda de troca por uma taça de arroz para o negócio sexual!
Tenhamos esperança num mundo melhor!
Mais uma vez ... beijinhos e desculpa esta escrita toda!
A minha melhor amiga iria adorar esta foto!


De O Gato a 21 de Janeiro de 2010 às 18:45
Espero que sim porque temos mulheres muito inteligentes e que acho a meu ver que governavam melhor este país. Sim mas como sabes há muita mulher que se sujeita a muita coisa, só para ter o estatuto de boa vida, vivenda com piscina etc ... Enquanto houver gente a viver destes negócios ilícitos e exploratórios nunca este mundo se modifica.
Mas gostei deste teu comentário

Bj


De Lia a 20 de Janeiro de 2010 às 16:07
Porque sabe ser mais inteligente? :p
Eheh!


De O Gato a 20 de Janeiro de 2010 às 19:05
Algumas outras são como eu digo muito poucochinhas

BJ


De princesa a 20 de Janeiro de 2010 às 20:39
Pois é verdade sim senhor. A mulher realmente inteligente não o faz... mostra-o que o é!
Beijinhos


De O Gato a 20 de Janeiro de 2010 às 20:46
É que nem mais e muitas awui sabem mesmo muito bem fazer isso e ainda bem, há-ja mulheres assim.

Bj


De Aspirina a 20 de Janeiro de 2010 às 22:02
Acho que o problema nem é só das mulheres... já é da maioria das pessoas... todos reclamam mas só uma parte é que faz alguma coisa... no caso da mulher... há coisas revoltantes nos dias de hoje por esse mundo fora, em que não se a respeita como pessoa... há outros casos, não tão graves, mas que também causam indignação... O problema é das mentalidades, mas isso é do mais difícil que há para se mudar... demora muito...
Direitos iguais sim, porque ambos são seres humanos... De resto, é bom saber que há coisas que são exclusivas de cada um =) outras apenas dependem das nossas escolhas =) (se calhar é difícil compreender isto)
Humm... por acaso quando oiço daquelas piadas sobre os géneros não me afectam muito, simplesmente não ligo =P então quando dizem que as mulheres têm de estar na cozinha... lol é que comigo não tem mesmo nada a ver...
Beijinhos


De O Gato a 22 de Janeiro de 2010 às 18:00
Nesta sociedade o que vejo é que nunca morre o conceito que a mulher é o sexo fraco e que o homem tem que a subjugar, infelizmente essa é que é a verdade. Não é difícil compreender o que dizes, mas para a maioria dos homens isso não entra na cabeça. Isso da cozinha também não dá eu como adoro cozinhar logo essa máxima se torna absolutamente sem nexo.

BJ


De Trapalhada do costume a 26 de Janeiro de 2010 às 16:39
Concordo plenamente contigo:)


De O Gato a 26 de Janeiro de 2010 às 18:40
Compete a nós descubrir isso na mulher não é?

BJ obrigado pela visita


De Beatriz a 30 de Janeiro de 2010 às 09:23
Pois... as que não reclamam direitos aproveitam-se dos homens. Depois queixem-se que as mulheres são interesseiras...


De O Gato a 30 de Janeiro de 2010 às 22:21
Olá
Achei esquesito não teres blog mas tudo bem, agora digo-te já que à mulheres assim intersseiras, e aproveitam-se dos homens que vão na conversa.

BJ


Comentar post